terça-feira, 30 de julho de 2013

#176: Seis meses de Reino Unido

Hoje, 30/07/2013, completam-se 6 meses desde que eu cheguei neste país. Seis meses desde aquela viagem de dez horas de duração mais as cinco horas de atraso. Há seis meses eu deixei a minha cidade, meu país, minha cultura, minha família e meus amigos para aprender a  viver neste país estrangeiro, onde se dirige do lado errado da rua e a monarquia ainda impera - pelo menos nas manchetes de jornais.

Nestes últimos seis meses, aprendi tanta coisa. A cozinhar mais do que ovo e macarrão, usar a máquina de lavar e a de secar, procurar ofertas no mercado, fazer faxina (embora muito raramente), comer iogurte e granola, fazer reservas em albergues e comprar passagens de avião, enviar postais e cartas pelo correio, comer espinafre, manusear uma câmera de vídeo profissional, usar a biblioteca, usar maquiagem (direito), minimizar a saudade, remover manchas de vinho de roupas, assistir seriados online, ajustar o aquecedor, fazer lasanha, usar cebola e alho, pintar o cabelo (sozinha), escolher corte de cabelo (sozinha), a sair das zonas 1 e 2 de Londres, dentre tantas coisas mais...

Foram seis meses de muitas dificuldades, desbravamentos, perdas, ganhos. Mas enquanto eu estiver aprendendo, só vou enxergar ganhos.

Que venham mais seis meses de lições de vida.

5 comentários:

  1. Que coisa linda, Luiza! É tão bom sentir isso, que as escolhas feitas geraram bons resultados, independente das dificuldades.
    Quando começaram suas aulas ai? Já tem uma previsão pra quando começarão em 2014? Por conta da greve meu semestre só terminará em 15 de fevereiro. Se as aulas começarem no início de fevereiro é possível que eu consiga adiantar minhas provas finais :D

    ResponderExcluir
  2. Que felicidade, minha muito querida Lu! Como é bom perceber tanto aprendizado e saber que você está se sentindo bem, mesmo tão distante...tenho muito orgulho de ti! Beijos sempre saudosos, Hélder

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiza! Tudo bem? Tenho lido no google tantas opiniões negativas de pessoas do UK sobre Guildford, acerca das pessoas da cidade, que seriam arrogantes e fechadas, da cidade em si, que seria pouco acolhedora, etc. Como tem sido pra você a experiência com o condado de Surrey e as pessoas daí? Acho que uma opinião de uma brasileira pode fazer mais sentido para outros brasileiros, como eu! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, eu gostaria muito de ter acesso aos links específicos que você andou lendo, porque não concordo em nada com essa opinião. Não tenho nada para reclamar das pessoas de Surrey, ou do Reino Unido de maneira geral. Especialmente em Guildford sempre achei todas as pessoas muito educadas e solicitas, prontas para ajudar e responder dúvidas, sempre com um sorriso, por mais idiotas que as perguntas sejam. Alguns motoristas de ônibus são bem grosseiros, isso é verdade, mas em que lugar no mundo motorista de ônibus não é mal educado? A diferença é que eles não xingam ou te atacam verbalmente, só não gostam se você não apresenta um passe de ônibus válido ou insiste em passar um falso, o que eu vi acontecer uma vez, e a pessoa foi estúpida o suficiente pra insistir e se fazer de vítima (a data de emissão do passe indicava 31 de fevereiro...). Além de mim, tem mais 30 brasileiros em Surrey e nunca os vi reclamar do comportamento das pessoas da cidade. Agora, é claro que as pessoas são mais fechadas do que no Brasil, mas não só em Guilford, é no país inteiro. E até agora não vi arrogância em inglês nenhum, mas em alguns brasileiros daqui já não posso dizer o contrário. Talvez tenha sido feita uma associação errônea em que falta de acolhimento = hostilidade, o que não existe de maneira alguma. Agora, se você acha que vai chegar na universidade e logo fazer amizade com toda a turma, não espere por isso; mas aí não é problema da cidade, é problema dos ingleses (e europeus).

      Excluir
  4. Oi Luiza!
    Surrey tem me parecido uma ótima opção pelo o que eu tenho lido! Vi que você é de Niterói, aí eu queria saber se você se arrepende de ter escolhido Surrey à alguma cidade maior.. sou do Rio também, tenho um pouco de medo de acabar não gostando de uma cidade pequena, apesar de Surrey ter me parecido muito legal e ainda é pertinho de Londres né! Enfim, to pensando em botar como minha primeira opção, mas queria saber a opinião de alguém que já tá aí sobre a cidade e a universidade :)
    Brigada!
    beijo

    ResponderExcluir