quinta-feira, 13 de junho de 2013

#134: Teatro ao ar livre

Depois daquele lindo sábado ensolarado, a semana foi toda cinzenta e chuvosa. Mas mesmo assim não deixei de sair todos os dias para comemorar a última semana de aulas do semestre, e despedir dos amigos que estão partindo agora. 

Na segunda fomos no maior pub crawl do semestre, organizado pela sociedade de engenharia e outros cursos da área de ciência; na terça, fizemos uma pequena reunião na casa de uma das brasileiras, comendo pizza e bebendo cidra altas horas da noite na cozinha, só conversando e passando o tempo junto; na quarta, nosso clube da luluzinha se reuniu no pub mais antigo de Guildford, o Three Pigeons, e passamos a noite comendo, falando sobre Harry Potter, novelas, filmes românticos... e nos derretendo com o lindo sotaque do nosso garçom, que pronunciava a palavra 'pear' da forma mais linda do mundo. Também fizemos uma orgia de chocolate com o 2-for-1 Dessert Deal da casa, e como éramos 5, logicamente pedimos 6 sobremesas pelo preço de 3, e foi difícil decidir qual era a mais gostosa: o Luxurious Belgium Chocolate Brownie ou o Five-Layered Chocolate Cake, ambos servidos quentes com sorvete de baunilha. A quantidade absurda de chocolate compensou sair de casa naquele dia que só fez chover.

Hoje, quinta-feira (13/06), o tempo melhorou milagrosamente, quase que exclusivamente para que eu pudesse assistir minha peça de teatro ao ar livre sem empecilhos - mas já consegui perceber um padrão no clima daqui: um dia lindo, cinco dias feios; uma semana linda, duas feias; e assim vai. O sol surgiu, o solo secou, mas o vento continuou gelado e impiedoso. E eu acreditei no sol e fui de meia-calça, vestido de alcinha e uma blusa de lã simples.

Fui com minha amiga francesa Laurianne nos jardins do Guildford Castle assistir à uma das peças mais famosas de Oscar Wilde, The Importance of Being Earnest, produzida pela Guildford Shakespeare Company. Os jardins ainda não estavam totalmente floridos, mas desde a última vez, o caminho principal já está todo coberto de petúnias e outras florzinhas em tons de roxo e lilás. No alto da colina onde fica o gazebo, foi montado o pequeno palco e algumas fileiras de cadeiras colocadas à frente. Tinha uma tenda onde ficava a 'bilheteria' e o 'bar'. Chegamos uma hora e meia antes da peça começar, trocamos nossas reservas das internet por ingressos de verdade, alugamos cobertores e guardamos nossos lugares na terceira fileira com eles. 

Para esperar até a hora da peça, fomos no pub ao lado, o King's Head. Bebemos um pint de cerveja cada uma e comemos um delicioso sanduíche de salsicha com mostarda em grãos (à l'ancienne, como diriam os franceses). Foi o tempo certinho de espera até o início da peça.

Situada no século XIX, a peça é uma típica comédia de erros e uma crítica à sociedade britânica. Jack Worthing é um jovem que tem duas identidades: em sua casa de campo, é Jack, o honrado e responsável guardião da linda jovem Cecily; na cidade, ele se passa por Ernest, que também é o nome que inventou para seu irmão baderneiro fictício, pressuposto para que ele vá a Londres com frequência. Em Londres, 'Ernest' pede Gwendolen, a prima de seu melhor amigo, Algy, em casamento; mas a união não é aprovada pela mãe da jovem, por 'Ernest' não ter berço. Ao mesmo tempo, Algy descobre a vida dupla do amigo e se aproveita da ausência de Jack para visitar Cecily no campo, apresentando-se como o irmão de Jack, 'Ernest'. E quando Gwendolen e Cecily se encontram, e descobrem que estão ambas apaixonadas por 'Ernest', está formada a confusão. 

Detalhe: o nome do personagem faz um trocadilho com o nome da peça: earnest significa honesto, sério, devotado.

Cenário da peça nos jardins do Guildford Castle
Amei a peça e amei ter novamente a experiência do teatro. Vou ficar de olho na Guildford Shakespeare Company para ver mais peças clássicas durante meu tempo aqui. A ambientação é muito agradável e os atores são incríveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário