quinta-feira, 27 de junho de 2013

Viajando pelo UK: Portsmouth

Depois de Cardiff, passei meus dias todos enfiada dentro de casa, descansando das mini-férias. Saí umas duas noites seguidas com alguns amigos, passei mais dias desfrutando da companhia do pó do meu carpete, personagens fictícios de seriados e outros entretenimentos de internet (o que mais há para fazer em dias nublados?), resolvi espanar a poeira e abandonar o estilo de vida vampírico, acordar cedo e sair em busca do (tão raro) sol na companhia de G e M. Destino: Portsmouth, a apenas 1h20 de distância de trem.

Primeira vista da cidade: o porto

A cidade portuária e histórica é bem bonitinha, tem alguns navios antigos para visitar e vários barcos que oferecem passeios pela costa e até a Ilha de Wight. Também tem um shopping/outlet enorme com várias marcas, ótimo lugar para fazer compras quando estiver voltando para o Brasil...

Começamos o passeio em busca do centro de informações turísticas, onde pegaríamos um mapa para descobrir o que há pra se fazer na cidade. Mas o centro tinha mudado de lugar e estava quase do outro lado da cidade. Não tínhamos opção a não ser seguir pela costa e eventualmente encontrar Tourist Information Centre. Felizmente, encontramos um outro centro de informações (de compras, não de turismo) dentro do Gunwharf Quays - o super shopping center e outlet onde M e G piraram (só um pouquinho) nas promoções - e lá conseguimos um mapa. Como já era meio-dia e estávamos famintos, resolvemos comer por ali mesmo, já que a oferta de restaurantes era grande. Demos uma de rycos almoçando do lado de fora do restaurante, de frente para a marina onde nosso iate nos buscaria para um passeio mais tarde - o mundo da fantasia é uma coisa linda.

Depois de um almoço agradável, continuamos andando ao longo da costa até chegarmos a uma praia. Descemos para as pedras e ficamos um bom tempo sentadinhos conversando, olhando o mar e pegando sol (lembrei de passar protetor solar dessa vez para não ter meu nariz descascando como quase aconteceu depois de Brighton!). Depois de alguns minutos relaxantes voltamos a caminhar e encontramos um píer com um pequeno parque de diversões, mini-golfe e até um cassino. Continuamos em frente, passamos por um parque bonitinho, passamos pelo castelo de Southsea (uma fortificação qualquer, nada comparado aos castelos de Cardiff, a menos que do mar a vista fosse diferente...), andamos pelo alto da 'muralha' e resolvemos parar para descansar mais um pouco em alguns bancos - afinal, andamos por quase toda a costa da cidade, considerando ainda todos os desvios e caminhos errados que tomamos no início. Até tirei um cochilo. A propósito, do lado do castelo, nossa última parada, estava o tal centro de informações turísticas. Imagine andar aquilo tudo sem um mapa! Ainda bem que conseguimos um no início do passeio.

Por volta das cinco da tarde o vento ficou mais frio e o sol mais fraco e nossas pernas definitivamente começaram a falhar. Andamos um pouco mais e entramos num ônibus que nos levou de volta exatamente para onde nossa viagem tinha começado: na estação de trem de Portsmouth Harbour. Pegamos o trem de 17h45 e às 19h15 já estávamos dentro de casa.

Acabamos não explorando muito os pontos turísticos da cidade; não entramos em nenhum museu ou monumento. Mas valeu a pena pelas fotos que tiramos e por toda a diversão que tivemos juntos. E eu amei passar o dia inteiro fora de casa na companhia de bons amigos. Eu sozinha não estava mais dando conta de mim mesma.

(Só faltou a foto dos três juntos que, mesmo com um tripé em mãos, acabamos esquecendo de tirar ...)