sábado, 6 de abril de 2013

Amsterdam: nova paixão

No domingo (31/03) à noite fiz minha primeira viagem para fora do Reino Unido desde que cheguei para ficar. Primeira viagem de férias. E não poderia começar melhor.

Fui recebida no aeroporto por minha querida amiga e xará (embora de grafia diferente) Luísa, que também é uma CsF, mas na Holanda. Pegamos um trem, depois o metrô, e depois chegamos ao seu charmoso apartamento de estudante em Amsterdam, que ela divide com uma brasileira, também CsF. Fiquei muito feliz de reencontrá-la e me senti muito acolhida em sua casa - ela tinha escrito "Bem vinda Lulubs" no quadro de giz do elevador do prédio dela, deixado minha cama arrumada e com uma toalha separada. Um amor.




Desfrutei ainda de um jantar de Páscoa delicioso (risotto de funghi, salmão no nirim e waffles com cobertura de chocolate de sobremesa). Tive a oportunidade também de conhecer alguns de seus novos amigos da faculdade, brasileiros e CsFs.

Trocamos caixas de chocolates finos de presente de Páscoa depois de uma noite longa e agradável de comilanças e conversas e fomos dormir.

Na segunda-feira acordamos bem tarde, por volta do meio-dia. Lulu me preparou um café-da-manhã (chocomel, a melhor bebida láctea que já inventaram, e outras comidas que agora esqueci). Saímos para as ruas ensolaradas de Amsterdam - de acordo com a Lu o sol andava raro por aqui - e fomos passear pela cidade.

Amei Amsterdam. É tudo tão lindo... as ruas, as casas, os canais, os barcos, as flores, as bicicletas, as pessoas (hihi)... Lu me levou a vários lugares diferentes, todos com nomes complicados em holandês. O lugar que mais gostei até então foi a Spui (se pronuncia 'spal', com nojo no 'al'), pracinha cheia de livrarias, nosso amor em comum. Por sorte uma delas, queé bem grande, só tem livros em inglês, o que facilita muito a vida mas também nos deixa bem pobres. Pelo menos existe desconto pra estudante, embora seja bem pequeno.

Ainda na Spui, Lu me levou para conhecer um jardim secreto muito lindinho, parte de um conjunto residencial onde vivem mulheres celibatárias. Coisas que só quem mora aqui conhece.

Passamos por ruazinhas estreitas apinhadas de lojas, tomamos Cornetto por 0,50 euros numa loja promocional que tinha até areia, brinquedos de praia e painéis com fotos de praia e fomos numa feirinha temporária com parque de diversões. Fomos num brinquedo que tem várias cadeirinhas penduradas e fica girando lá no alto. Só que era muito ato. E eu morri de medo. Muito medo. Acho que nunca senti tanto medo na vida. Mas a Luísa estava lá pra me proteger, então consegui sobreviver.

Amsterdam vista do alto (pela Lu, não por mim)

Foi um ótimo dia, na companhia de uma grande amiga. O início perfeito de várias aventuras.

Lu e Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário